A iniciativa incluiu um vasto programa iniciado em novembro de 2012 e que se prolongou até julho de 2013.
A Igreja Beneditina foi alvo de vários melhoramentos entre os anos de 2008 e 2013, como a reabilitação do exterior do edifício, a conservação e restauro das quatro pinturas de Cavalete, a conservação e restauro do Púlpito de Dossel e a colocação de uma nova pintura.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Barcelos referiu que “se trata de um Templo de raiz Beneditina que encerra um repositório de Arte Sacra Renascentista, o que reveste um elevado valor histórico e arquitetónico para a cidade de Barcelos” defendendo que o Município “tem consciência da necessidade de preservação e defesa do património daí ter colaborado, na medida do possível, na execução das obras de conservação e restauro”.
Domingos Pereira afirmou ainda que “a arte religiosa atrai muitos turistas à nossa cidade e cabe-nos a nós, representantes do município e dos barcelenses, ajudar a manter o nosso património”.
O Prior de Barcelos, Monsenhor Abílio Cardoso, dirigiu algumas palavras aos presentes, agradecendo “toda a ajuda dos devotos que participaram nas comemorações dos 300 anos da igreja beneditina de Nossa Senhora do Terço, e que algum modo, participaram nas obras de requalificação e restauro”.