Na cerimónia de inauguração, que contou com uma forte presença da população de Vila Boa, o Presidente da Câmara felicitou a Junta de Freguesia pela execução da obra, sublinhando a capacidade financeira das Juntas proporcionada pelo protocolo que estas assinaram com a Câmara, que lhes permite mais autonomia e poder de decisão sobre os investimentos necessários nas freguesias. Miguel Costa Gomes disse que este modelo de protocolo que foi iniciado pelo atual executivo municipal é “mais justo, mais eficiente e mais digno” para as Freguesias.
O Presidente da Junta, Manuel Simões Correia, evidenciou o apoio financeiro da Câmara Municipal para a realização destas e de outras obras na Freguesia. Lembrou que na inauguração, há um ano, das obras de requalificação da Rua da Igreja, nova sede da Junta e obras de restauro de muros de suporte do cemitério, tinha lançado o desafio de inaugurar em 2013 as obras da envolvente da capela de Nossa Senhora da Ajuda. Um ano depois, esta obra é inaugurada, completando a requalificação urbanística do centro cívico da freguesia
O custo foi de perto de 60 mil euros e incluiu a recolocação do cruzeiro junto àquela capela. O cruzeiro original terá sido destruído há cerca de 70 anos e já poucos acreditavam que aquele local voltar a ter ali o cruzeiro. Mas acabou por ser construído, para satisfação dos moradores e população de Vila Boa.
Manuel Correia sublinhou ainda o apoio da Câmara Municipal, afirmando que sem esse apoio “esta obra não seria possível”.
No dia em que a paróquia festejou o seu padroeiro – S. João Batista – o padre Albino Faria benzeu o cruzeiro no decorrer da procissão religiosa e, na sua intervenção, destacou o empenho do Presidente da Junta na resolução dos problemas da Freguesia, agradecendo à Câmara Municipal o apoio prestado.
A festa continuou pelo fim da tarde com um lanche oferecido pela Junta à população.