Trata-se de um novo equipamento que vai valorizar o estabelecimento de ensino que conta com 217 alunos, 65 do Jardim de Infância e 152 do 1.º Ciclo, e que implicou um investimento superior a 16 mil euros. A biblioteca será integrada na rede de bibliotecas escolares do concelho – subindo, assim, para 27 o número destes equipamentos em Barcelos – e candidatada à Rede Nacional de Bibliotecas Escolares.
Para o Presidente da Câmara, a abertura desta nova biblioteca representa a aposta permanente e estratégica do atual executivo municipal na área da educação. Miguel Costa Gomes reafirmou a disponibilidade do Município para a construção do centro escolar naquela freguesia, previsto na Carta Educativa. As alterações feitas pelo governo ao projetos do QREN levaram à suspensão do financiamento destinado aos centros escolares, pelo que o Município aguarda uma definição desta situação e da lei da agregação das freguesias para poder avançar com os restantes centros escolares.
Satisfeito com a inauguração da nova biblioteca escolar, o Presidente da Junta afirmou que os alunos terão “acesso a um conjunto de recursos” que os vai enriquecer, referindo que a biblioteca é um equipamento importante na perspetiva da construção do futuro centro escolar.
Manuel Simões Correira referiu que o investimento na Escola incluiu trabalhos de encaminhamento das águas pluviais, frisando que estas obras só foram possíveis “graças à colaboração de todas as pessoas envolvidas” e ao apoio financeiro da Câmara Municipal.
António Barros, presidente do Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes, afirmou que a biblioteca de Vila Boa “tem todas as condições para integrar a rede de bibliotecas”, e agradeceu o empenho da comunidade escolar e da Junta de Freguesia na concretização deste projeto.