O equipamento permite que os cerca de 130 alunos da EB1 possam ter, durante o período letivo, um espaço melhorado para os seus momentos de recreio escolar. Nos dias em que não há aulas, o equipamento também pode se usufruído pelas crianças da freguesia, uma vez que o espaço estará acessível a partir rua.
O investimento foi de cerca de 35.000,00€, uma verba da Junta integrada no protocolo que a freguesia, à semelhança das restantes 88 do concelho, estabeleceu com o Município, como explicou Hélder Tomé, presidente da Junta de Freguesia.
“O orçamento próprio da Junta de Freguesia não suporta este tipo de investimentos. Se não fosse a ajuda da Câmara, através do financiamento do protocolo, não seria possível construir este Parque”, explicou Hélder Tomé durante a sessão de inauguração do equipamento.
O Presidente da Junta destacou também a colaboração financeira de muitas empresas e o trabalho voluntário de todos quantos se empenharam na requalificação do espaço e na instalação dos equipamentos.
“Apesar das dificuldades que o país atravessa”, a Junta investe nesta área porque entende que na “educação não há custos, mas investimentos”, disse ainda Hélder Tomé.
Também na sua breve intervenção, o pároco da freguesia destacou a “lucidez” dos autarcas pelo investimento na educação, apesar das circunstâncias financeiras atuais.
Falando para os muitos pais e encarregados de educação presentes na inauguração, educadores e auxiliares e para a plateia de alunos, o Presidente da Câmara sublinhou a importância do investimento na educação porque “as crianças são o nosso futuro”, referindo a prioridade do Município nesta área. “Num momento tão difícil como aquele que vivemos temos de dar resposta às questões que nos surgem no imediato, mas não podemos desviar-nos da aposta na educação”, explicou Miguel Costa Gomes.
Por isso, o Presidente da Câmara reafirmou a disponibilidade do Município para avançar com o Centro Escolar de Carapeços, logo que o Governo reponha os fundos comunitários que estavam destinados a estes equipamentos e que foram reafetados para outras áreas.
Foi com música e dança que o novo parque infantil da Escola Básica do 1.º ciclo e do Jardim-de-Infância de Alvelos recebeu as boas-vindas por parte dos alunos. A nova estrutura situada no recreio da escola foi também inaugurado no dia 31 de maio, pela vereadora do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro e pelo presidente da Junta de Freguesia, Carlos Cunha, numa cerimónia que contou com a presença de elementos da direção da Associação de Pais.
Trata-se de uma obra lançada pela Junta de Freguesia, que contou com o apoio da Câmara Municipal e da Associação de Pais, e que melhora substancialmente as condições do espaço de recreio das crianças.
No final, o parque infantil foi invadido pelas crianças que tomaram conta dos baloiços e experimentaram os outros equipamentos novos ali instalados.