Intitulada “Barcelos a Caminho de Santiago”, esta será a maior embaixada do concelho de Barcelos alguma vez patrocinada pela Câmara Municipal naquela cidade e tem como objetivo reforçar a relação dos barcelenses com Santiago de Compostela e promover a cidade de Barcelos em Espanha. Insere-se na estratégia definida por este executivo municipal de aposta nos Caminhos de Santiago, como a sinalização e apoio a diversas atividades, em parceria com associações e instituições concelhias ligadas a esta temática do concelho.
Situado na rota do Caminho Português, o concelho está ligado historicamente a este percurso religioso e cultural – nele está a origem da lenda do galo – pelo que se torna importante aproveitar do ponto de vista turístico e económico o fluxo de milhares de peregrinos vindos de todo o mundo e que anualmente circulam pelo concelho. Note-se que no Albergue Municipal de Tamel S. Pedro Fins, em Barcelos, já pernoitaram mais de 11.100 peregrinos desde a abertura deste Albergue, em abril de 2010, até hoje.
O Dia de Barcelos foi oferecido pela Arquiconfraria de Santiago de Compostela, no âmbito da aproximação cada vez maior entre esta instituição e o Município de Barcelos, no contexto da promoção e desenvolvimento de estratégias para o Caminho Português de Santiago e da relação de trabalho estabelecida com a Universidade de Santiago de Compostela e com a Associação Xacobeo 2010 Galicia.
Entre as diversas atividades no âmbito da iniciativa “Barcelos a Caminho de Santiago”, desenvolvidas pelo Município, está a peregrinação a pé que partiu no domingo, 23 de junho.
Este foi o dia escolhido para a inauguração do “lava-pés”, junto à capela da Senhora da Ponte, antigo poiso dos peregrinos. A primeira peregrina a lavar os pés foi a alemã Beate Zickermann, que tem residência na freguesia de Vila Cova (em Barcelos) e no Porto, tendo feito já várias vezes o Caminho de Santiago.
Depois, os cerca de 70 peregrinos participaram na missa e bênção, na Igreja Matriz, presididas pelo Prior Abílio Cardoso, que desafiou os participantes a encetarem uma peregrinação da “verdade”.
No final, o Presidente da Câmara, Miguel Costa Gomes, saudou os peregrinos, elogiando-lhes a coragem e motivando-os para o grande desafio que, durante toda a semana, têm pela frente. “De hoje a uma semana estarei em Compostela para partilhar convosco a alegria do reencontro e o espírito de Santiago”, disse o Presidente da Câmara.
Depois do almoço, que decorreu na sede do Grupo Folclórico de Barcelinhos, os peregrinos tiraram ainda uma última fotografia de grupo em frente à Igreja Matriz e daí seguiram para o Albergue de Tamel S. Pedro Fins, onde chegaram por volta das 18h00.
Neste percurso, foram acompanhados por várias pessoas que quiseram mostrar o seu apoio, como o vice-preidente da Câmara Municipal, Domingos Pereira, e da vereadora do pelouro da Cultura, Armandina Saleiro.
No próximo domingo, prevê-se a presença de milhares de barcelenses em Santiago para participarem no programa religioso, cultural e artístico e de convívio, organizado pelo Município de Barcelos. Uma organização que contou com imensas parcerias com instituições e associações locais e de Espanha, entre elas as Juntas de Freguesia e cidades portuguesas e galegas que, graciosamente, colaboraram com a Câmara Municipal. Até este momento, está prevista a deslocação de 40 autocarros de Barcelos até Santiago, no dia 30 de junho.
Programa para o dia 30 (hora de Espanha):
Por volta da 9h30 (hora de Espanha), o grupo de peregrinos barcelenses concentra-se no Largo da Choupana, a cerca de 1,5 quilómetros da Catedral de Santiago de Compostela Quem quiser pode juntar-se aqui aos peregrinos para, com eles, fazer a entrada na Catedral.
10h30: Missa na Catedral de Santiago de Compostela.
11h45: Concentração na Escadaria da Catedral para a fotografia conjunta.
12h00: Mostra de artesanato e produtos locais (Praça Quintana)
13h00: Inauguração da exposição “Barcelos no caminho de Santiago: Uma visão artística e cultural”, de Carlos Basto (Hospedaria de San Martín Pinario, Salón de los Peregrinos). Patente até 21 de julho.
13h30: Almoço. Monde da Condeza: Pic-nic e restaurante da USC
14h00: Tarde cultural (Praça Quintana): Banda Musical de Oliveira; Grupo “Aos Bardos – dos Celtas a Santiago”; A Capoeira “Pranto de Maria Parda”; Ranchos folclóricos de Barcelos; mostra de artesanato e produtos locais.
17h30: Visita à “Cidade da Cultura de Galicia”
19h00: Regresso a Barcelos.