Neste encontro pretende-se salientar a importância dos arquivos como produtores e divulgadores de informação, mas também como memória, no sentido em que preservam, conservam e procedem ao tratamento dessa documentação.
Assim, no primeiro painel, e com moderação de Fernando Miranda, professor da Escola Secundária Alcaides de Faria, vão intervir Maranhão Peixoto, do Arquivo Municipal de Viana do Castelo que falará dos “Arquivos Municipais: identidade e herança cultural” e Abel Rodrigues, da Fundação da Casa de Mateus que abordará o tema “O Arquivo da Casa de Mateus. Da produção informacional à salvaguarda da Memória.”
Depois de um pequeno intervalo, realizar-se-á o segundo painel, moderado por Cláudia Milhazes, Chefe de Divisão de Educação, Desenvolvimento Social, Cultura e Museus. Victor Pinho, Chefe do Gabinete de Cultura, Museus e Arquivo do Município de Barcelos falará de “O Arquivo Municipal de Barcelos e a História Local”, seguindo-se Palmira Brandão, Técnica Superior do Município de Barcelos que abordará o tema “As parcerias na recuperação dos acervos documentais: Arquivos da Coelgiada de Santa Maria Maior-Barcelos e da Banda Musical de Oliveira – Barcelos”.