A sessão terá lugar na próxima sexta-feira, dia 17 de maio, pelas 21h30, com entrada livre.
Lima Reis, que é autor de diversos livros de contos e de “Algumas Notas para a História da Alimentação em Portugal” e publicou diversas crónicas na “Notícias Magazine”, nasceu em Barcelos em 1942. Licenciado em Medicina em 1967, especializou-se em Endocrinologia e foi assistente convidado da Faculdade de Medicina do Porto e professor convidado da Faculdade de Ciências de Nutrição e Chefe do Serviço de Endicronologia do Hospital de São João.
Seu pai, o Dr. Joaquim Reis nasceu em Portimão, no dia 19 de Outubro de 1910. Terminado o curso liceal em Faro, veio estudar medicina para a cidade do Porto, onde tinha família. Tirou o curso como trabalhador estudante, o que não era habitual naquele tempo, concluindo-o, em 12 de Julho de 1941. Por sugestão dos colegas barcelenses, Drs. António Pedras e Mário Queirós, radicou-se em Barcelos, no ano seguinte, depois de ter casado com Inês dos Santos Lima Reis.
O Dr. Joaquim Reis exerceu a prática da estomatologia em consultório privado, na Casa de Saúde de S. João de Deus e nos Serviços Médico – Sociais. Foi ainda Vereador da Câmara Municipal de Barcelos.
Sua mãe, que tinha apenas como habilitações literárias a instrução primária, começou a publicar sonetos no semanário “Jornal de Barcelos”, o primeiro dos quais em 2 de Fevereiro de 1950.
Além de ser uma excelente contadora de histórias, tinha predileção pelas artes plásticas, tendo convivido com o pintor Henrique Medina, e com dois pintores barcelenses, um adoptivo e outro natural, Jerónimo e José Lopes Rodrigues (Constantino), estes no início das suas carreiras.
Depois da morte do marido, em 7 de maio de 1980, ainda permaneceu em Barcelos, mas por pouco tempo. Regressou ao Porto, como sempre desejou e onde viria a falecer, em 5 de Abril de 1994.