Falando para os muitos populares e autarcas que marcaram presença na cerimónia de inauguração, o Presidente da Câmara afirmou: “É com muito orgulho e muita honra que estou hoje convosco para inaugurar esta obra”. Miguel Costa Gomes referiu que a Junta apresentou o projeto do arranjo do terreiro como fundamental para o centro cívico da freguesia, tendo assumido o compromisso de tudo fazer para concretizar a obra. “Sou uma pessoa de compromissos. Por isso estou cá para honrar a palavra que dei à Junta e à população para a execução deste arranjo urbanístico”, disse o Presidente da Câmara.
Apesar das fortes restrições orçamentais ditadas pela situação de crise económico-financeira que o país atravessa, a Câmara não deixa de assumir os seus compromissos perante a população fazendo “obras que contribuam efetivamente para a qualidade de vidas das pessoas”.
Miguel Costa Gomes destacou ainda a forma de financiamento das freguesias adotada pelo atual executivo, afirmando que o protocolo de transferência de competências dignifica o trabalho dos presidentes de Junta, tornando-os parceiros na estratégia de desenvolvimento do concelho.
Na sua intervenção, o Presidente da Junta, Isaque Ferreira, manifestou a satisfação da autarquia e da população pela inauguração da obra que vem enriquecer o centro cívico e realiza uma muito antiga aspiração da freguesia. Numa altura de grandes dificuldades, a Câmara Municipal avançou com a obra e, por isso, afirmou Isaque Ferreira, “a freguesia não esquecerá” a decisão do Município avançar com os trabalhos no terreiro de Nossa Senhora do Rosário.
Orçada em 133.763,70€, a obra completa o arranjo urbanístico do centro cívico, local onde está situado o maior conjunto de equipamentos públicos da freguesia: igreja paroquial, capela de Nossa Senhora do Rosário, residência paroquial, cemitério, Centro Social Abel Varzim, Centro de Acolhimento Temporário para Crianças e Jovens em Risco e escola primária.
Para além daquele valor foram gastos mais cerca de 50 mil euros na repavimentação do troço da Estrada Municipal entre o nicho de Nossa Senhora de Lurdes e a entrada para o Centro Social Varzim, bem como o arranjo das vias e passeios envolventes.