As restantes provas decorrem ao longo do ano: depois de Barcelos, segue-se Junqueira (concelho de Vila do Conde) em 15 e 16 de junho, Lordelo (concelho de Paredes) em 6 e 7 de julho, Póvoa de Varzim em 24 e 25 de agosto, e Galiza entre os dias 14 e 15 de setembro.
O Troféu é aberto a individuais e a equipas, profissionais e amadores, e tem um prize money final no valor de 5.000,00€.
A prova organizada pelos Amigos da Montanha inicia-se às 11h00 do dia 11 e prolonga-se até às 11h00 do dia 12. Tem um percurso de cerca de sete quilómetros, nas imediações da Quinta da Fervença. Tem, também, uma forte componente lúdica, recreativa e de convívio, animação, espetáculos, juntando durante os dois dias todos os que queiram participar neste evento. As inscrições podem começar a ser feitas no dia 11 de março.
Na sessão de apresentação, que decorreu no dia 1 de março, no Complexo de Tiro da Fervença, o vereador do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Barcelos, Carlos Brito, destacou o espírito de colaboração e parceria entre o Município, a Associação Amigos da Montanha e o Complexo de Tiro para a realização desta prova. São duas associações de referência no panorama desportivo do concelho: os Amigos da Montanha na “vanguarda dos desportos” e com um dinamismo assinalável nas novas modalidades; o Complexo de Tiro, estrutura ímpar na região que tem trazido a Barcelos competições de tiro de âmbito internacional, como o campeonato europeu, a decorrer em setembro próximo.
Carlos Gayo, responsável pelo Complexo, congratulou-se com a realização do Troféu, afirmando que “o melhor do nosso país está neste tipo de associações” e nas parecerias que são capazes de concretizar.
Américo Alves, presidente da associação Amigos da Montanha, felicitou o departamento de BTT pela constante inovação, assegurando que “está tudo encaminhado para que (este Troféu) seja uma prova de sucesso”.