Presente na sessão esteve a vereadora do Pelouro da Ação Social e Saúde Pública da Câmara Municipal, Ana Maria Silva, afirmando que o “município apoia estas iniciativas, porque as pessoas têm o direito à proteção na saúde e nas políticas sociais”. Ana Maria Silva reiterou que “todos são seres humanos, tem de ser tratados com dignidade e estamos atentos a possíveis parcerias em prol da melhoria da qualidade de vida na terceira idade”.
No painel que abordou as estratégias do Município de Barcelos face à conjuntura sócio-económica atual, a vereadora Ana Maria Silva apresentou as políticas e os programas sociais desenvolvidos pela Câmara Municipal, como “o programa de melhoria de acessibilidade nas habitações, o alargamento da Rede Social a parceiros privados, como a medicina dentária e complementos da política social”. A autarquia aderiu também à Rede Portuguesa das Cidades Saudáveis e abriu recentemente a Barcelos Sénior. ,“Cuidar dos idosos não é apenas tratar da saúde física, mas também melhorar a qualidade de vida”, disse Ana Maria Silva.
O seminário foi promovido por técnicas do Hospital Santa Maria Maior de Barcelos e teve o apoio do Hospital, da Universidade Católica, da Universidade Aberta e do Município de Barcelos.