Durante cerca de uma hora e meia, três turmas do 6º e 8º ano aprenderam mais sobre a necessidade de tornar as cidades e os espaços acessíveis para todos e a importância de não discriminar pessoas com deficiência ou dificuldade de mobilidade. De acordo com a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro, “o objetivo da autarquia, com o Programa RAMPA, é fazer da cidade de Barcelos um lugar para todos, sem barreiras e consciencializar os cidadãos para a necessidade de todos contribuírem para esta causa”.
O arquiteto Avelino Oliveira mostrou aos cerca de 70 alunos da Escola Gonçalo Nunes que todos nós podemos, um dia, vir a ter alguma espécie de limitação, nem que seja temporária, e que, por isso “devemos evitar discriminar as pessoas independentemente das suas deficiências”. O arquiteto responsável pela ação de sensibilização que tornou os alunos da Escola Gonçalo Nunes em “Embaixadores da Acessibilidade”, recorreu a exemplos de super-heróis com deficiências, ou mesmo a desportistas como o Cristiano Ronaldo, aquando da sua lesão mais grave, para mostrar que todos estão expostos à deficiência.
“Queres ser o meu herói?” pretendeu ainda sensibilizar os mais novos para as dificuldades de mobilidade que as pessoas com deficiência ou incapacidade, ou mesmo os idosos e as próprias crianças, enfrentam no dia-a-dia. Alertar os mais pequenos para a necessidade de, em conjunto, a comunidade criar um município de todos e para todos foi o grande objetivo.
Esta foi a primeira de três ações de sensibilização dirigidas a crianças em idade escolar que o município leva a cabo até fevereiro de 2013, no âmbito do Programa RAMPA. O objetivo é criar uma consciência de inclusão e acessibilidade nos cidadãos de Barcelos, desde tenra idade, e fazer com que as crianças sejam, elas próprias, transmissoras da mensagem do projeto para os pais, amigos e familiares.
Ao abrigo do Programa RAMPA, a Câmara Municipal de Barcelos pretende fazer um diagnóstico das barreiras que condicionam a qualidade de vida de quem tem mobilidade limitada e sensibilizar a população para as problemáticas da inclusão e acessibilidade, com vista a construir uma cidade mais inclusiva, sob o mote “Barcelos Acessível: um município sem barreiras”. A intervenção do Programa RAMPA centra-se no perímetro urbano do concelho, abrangendo as freguesias de Barcelos, Barcelinhos, Arcozelo, Vila Boa e Vila Frescainha de São Martinho.