Também presente na iniciativa, a vereadora da Educação, Armandina Saleiro, explicou às crianças o significado do Programa RAMPA em Barcelos e reforçou que esta é “uma iniciativa para benefício de todos”.
Uma menina de cadeira de rodas, uma mulher grávida e uma anã são três das personagens do livro de colorir “Uma cidade para todos”, que pretende chamar a atenção para as principais dificuldades vividas, no dia-a-dia, por pessoas com mobilidade reduzida.
A ideia da iniciativa promovida pela autarquia foi mostrar às crianças do primeiro ciclo de Barcelos quais as barreiras mais comuns que existem pela cidade, e que, se os espaços públicos forem construídos e adaptados da forma correta, podem ser usados por todos.
A distribuição dos livros de colorir pela população escolar de Barcelos é a segunda de uma série de ações de sensibilização escolares, a realizar no âmbito do Programa Rampa, e que se prolongam durante o próximo ano.
Estas ações visam sensibilizar, nomeadamente, os alunos dos 2º e 3º ciclo, técnicos da autarquia, gabinetes locais de arquitetura e agentes do comércio, turismo e transportes do concelho para a necessidade de construir um município para todos.
Ao abrigo do Programa RAMPA, a Câmara Municipal de Barcelos pretende fazer um diagnóstico das barreiras que condicionam a qualidade de vida de quem tem mobilidade limitada e sensibilizar a população para as problemáticas da inclusão e acessibilidade, com vista a construir uma cidade mais inclusiva, sob o mote “Barcelos Acessível: um município sem barreiras”. A intervenção do Programa RAMPA centra-se no perímetro urbano do concelho, abrangendo as freguesias de Barcelos, Barcelinhos, Arcozelo, Vila Boa e Vila Frescainha de São Martinho.