Desta vez a visita começou na Igreja de S. Bento da Várzea onde o pároco Miguel Miranda realizou uma visita guiada à Igreja e à “Capela da Tentação/do Diabo” e explicou o misticismo do culto a S. Bento, bem como a existência de um mosteiro beneditino na mesma freguesia.
De seguida, a visita à Igreja Paroquial de S. Tiago de Cambeses e ao Escadório da Paixão, culminou com a explicação do Padre Manuel Joaquim acerca da relação que outrora esta freguesia, um antigo couto, teve com a Sé de Braga. Gozava desses privilégios por varrer todos os sábados a Sé de Braga e da compra ou oferta das imagens antigas das Capelas do Bom Jesus do Monte.
O percurso terminou com a visita à Igreja Paroquial de Viatodos, guiada pelo Padre Manuel Jorge. A pedraria da Igreja, bem como a decoração dos altares, deixaram os participantes com mais vontade de descobrir o património religioso do concelho, pois muitos desconhecem a sua importância e valor.
A próxima Rota dos Santuários e das Igrejas, a realizar-se no dia 24 de novembro, incluirá a visita à antiga Igreja de Manhente, à Igreja Paroquial da Pousa e à Capela de S. Lourenço, na freguesia de Alheira.
As inscrições já se encontram abertas no Posto de Turismo de Barcelos.