Eduarda Rego, responsável pela instituição, agradeceu a disponibilidade do Município para receber a exposição no seu Salão Nobre, manifestando satisfação pelo facto destas obras a quatro mãos estarem agora a ser “mostradas à comunidade”.
Ao todo, 16 barristas do concelho participaram na produção de mais de 40 peças em parceria com utentes do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da APACI.
Os utentes visitaram os ateliês dos artesãos e modelaram as peças no ambiente natural de criação dos artistas. O tema escolhido foi o Natal e os produtos finais foram, na sdua maioria, presépios e alguns cristos. A pintura foi realizada posteriormente, após cozedura das peças, no CAO ou nos fornos dos próprios artesãos.
Os utentes do CAO tiveram a oportunidade de contactar de forma direta com os artistas do concelho e estes puderam desenvolver as capacidades artísticas daqueles utentes.
Os 16 artesãos que colaboraram no projeto foram: António Ramalho e Júlia Ramalho, Carlos Dias, Eduardo Pias e Jesus Pias, família Baraça, João Ferreira, Joaquim Esteves, Júlia Cota, Júlio Alonso, Luís Gonzaga Coelho, Laurinda Pias, Irmãos Mistério, Manuel Macedo, Maria de Lourdes Ferreira e Nelson Oliveira.
Os presépios estarão à venda pelo preço único de 25 euros, que reverterão na totalidade para a Comissão de Angariação de Fundos da APACI.