O concurso tem por missão criar uma cultura de construção artística do presépio tradicional nos locais chave da área urbana, sobretudo no centro histórico de Barcelos, promovendo a dinamização, a interação, partilha e fruição entre o comércio, a comunidade e o turismo, concretizando, deste modo, o conceito e o espírito de cidade “presépio”.
Podem candidatar-se todos os grupos, associações, casas comerciais e mesmo famílias que apresentem o presépio em espaço visitável e de fácil acesso ao público de forma a criar uma dinâmica de visitação ao espaço.
Os interessados devem manifestar a sua intenção de concorrer nos serviços de Turismo da Câmara Municipal, entre os dias 3 e 7 de dezembro, através de preenchimento de impresso próprio. As inscrições são limitadas e aceites por ordem de chegada até ao limite de sete presépios em sete espaços da cidade e arredores.
Em paralelo, os serviços de Turismo do Município promovem uma serie de atividades que têm por base a valorização do artesanato local, nomeadamente aquele que tem grande riqueza no registo da temática do “presépio” e do “Natal”:
– Exposição de presépios do artesanato de Barcelos, de 30 de novembro a 6 de Janeiro. Pisos 1 a 4 do espaço de exposição de Nossa Senhora da Torre, em Braga (parceria com a FILOMUPI).
– Workshops “ Modelação de Presépios”, no Posto de Turismo de Barcelos
6 de Dezembro, 10h30 às 12h30 – Nelson Oliveira
13 de Dezembro, 10h30 às 12h30 – Carolina André
20 de dezembro | 10h30 às 12h30 – Jesus Pias
– Inauguração da exposição “O presépio – uma tradição, várias interpretações”, na Sala Gótica dos Paços do Concelho. Dia 14 de dezembro, às 16h00. Patente até 6 de janeiro.