Esta atividade contou com uma visita à cerca do Mosteiro de Tibães, monitorizada pelos técnicos daquele espaço, uma mais-valia muito importante, dada a notoriedade e dinamismo que esta estrutura patrimonial possui atualmente.
O percurso seguiu para o Monte de S. Filipe, onde foi possível contemplar toda a paisagem do vale do Cávado que se estende das serranias do Gerês até Esposende. Deste local é possível ver ainda uma vasta panorâmica da parte Norte e Este do concelho de Barcelos. Depois, os pedestrianistas calcorrearam diversos caminhos rurais, descendo até perto do rio Cavado, já na freguesia da Pousa. O percurso seguiu os antigos caminhos que ligavam esta localidade a Areais de Vilar, ladeando o Cávado até junto da barragem da Penide. Em seguida, percorreu-se a rua das Azenhas, em Areais de Vilar, até à Rua do Mosteiro e ao Convento de Vilar de Frades.
Os participantes foram brindados com o quinteto de sopro do Conservatório de Música de Barcelos, seguindo-se uma visita ao Convento que foi casa-mãe dos Lóios em Portugal.
O programa Caminhar para Conhecer Barcelos, regressa no dia 13 de outubro com a caminhada ” Entre Montes” que liga as freguesias de Abade de Neiva a Feitos, com passagem pelo Monte de S.Gonçalo.