O tempo chuvoso na véspera parecia comprometer a festa, mas o dia acordou airoso e sem nuvens. Centenas de martinenses, ligados de algum modo à Freguesia, instalaram-se desde cedo no recinto que acolhe este evento há 11 anos, para um convívio que se prolongou até à meia-noite.
Logo à chegada, Miguel Costa Gomes foi brindado com cantares ao desafio por dois cantadores que lhe dedicaram algumas quadras. Acompanhado pelo Presidente da Junta, António Carvalho, pelos restantes membros do executivo local, o Presidente da Câmara subiu ao palco para entregar os troféus das provas desportivas e de recreio realizadas naquele dia.
No final, António Carvalho discursou para a população e, dirigindo-se ao Presidente da Câmara, agradeceu a presença “de um amigo que, mais uma vez, está entre nós”. António Carvalho elogiou o contacto próximo que o Presidente da Câmara mantém com os autarcas e com a população, incentivando Miguel Costa Gomes a continuar nesta atitude de “ouvir os barcelenses”. O Presidente da Junta manifestou agrado pela forma entusiasta como os martinenses voltaram a participar no Dia da Freguesia, considerando que o convívio que há 11 anos se realiza no dia 15 de Agosto – também a pensar nos emigrantes de Martim – é a prova da união da freguesia e a “maior obra que deixamos”.
O Presidente da Câmara elogiou o empenho da autarquia e dos martinenses na organização de uma festa tão envolvente para a Freguesia e alertou a população para os problemas da reorganização administrativa que o Governo pretende levar por diante. Miguel Costa Gomes reafirmou a oposição da Câmara Municipal à fusão de freguesias, dizendo que elas prestam um grande serviço às comunidades locais, apoiando as pessoas e criando laços de proximidade e afeto, como os que se viveram na festa do Dia de Martim.
O Presidente da Câmara prometeu lutar contra “esta reorganização administrativa” e apelou aos autarcas e à população que se associem na defesa das 89 freguesias do concelho.
Executivo Municipal presente nas peregrinações à Franqueira e Aparecida
No dia 12 de agosto, domingo, realizou-se mais uma peregrinação arciprestal a Nossa Senhora da Franqueira que levou milhares de pessoas ao alto do Monte. O vice-presidente da Câmara Municipal, Domingos Pereira, e alguns vereadores tomaram parte das cerimónias religiosas assistindo à missa campal.
No feriado de 15 agosto, foi a vez da peregrinação inter-diocesana (Braga e Viana do Castelo) se voltar a realizar no recinto da igreja paroquial de Balugães para louvar a Senhora Aparecida. Mais uma vez, milhares de fiéis subiram à encosta do monte para acompanharem a missa campal, presidida pelo bispo auxiliar da Braga, D. Manuel Linda. O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, e a vereadora Armandina Saleiro tomaram parte nas cerimónias.
Ver galerias de imagens das duas peregrinações em: http://www.facebook.com/MunicipioBarcelos