As associações locais – Grupo Desportivo, Associação de Caça e Pesca, Confraria de Nossa Senhora do Rosário – aproveitaram para o evento para tentar angariar fundos para as suas atividades, através da venda de comes e bebes e de outros produtos.
Dirigindo-se à população, o Presidente da Junta referiu que o Dia da Freguesia expressa bem o dinamismo de Cristelo. Isaque Ferreira apelou à união dos cristelenses na afirmação da freguesia e elogiou a capacidade de realização das suas gentes.
O Presidente da Câmara destacou o papel de Isaque Ferreira na defesa das freguesias no âmbito do Movimento Freguesias Sim e referiu-se ao Dia da Freguesia como uma prova de que os autores da lei da reorganização administrativa não conhecem o país real nem as dinâmicas que o constituem. Miguel Costa Gomes reafirmou a importância do poder local, mostrando-se contra a fusão de freguesias. “Barcelos tem 89 freguesias, não tem a mais, nem tem a menos. Barcelos não tem um problema de freguesias. E nós não fomos eleitos para acabar com as freguesias”, disse o Presidente da Câmara.