André Carvalho, da Escola de Ciclismo Carlos Carvalho (Pousada de Saramagos), foi o grande vencedor desta quinta edição da Volta, com o tempo de 5:56:41; Devon Rocha, da MXT – EC Fernando Carvalho / CDC Navais, ficou em 2.º lugar, com o mesmo tempo; Hugo Nunes, da Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel, foi o terceiro, com mais sete segundos. Em equipas, a vitória coube à Liberty Seguros/Feira/Specialized; em 2.º lugar ficou o Centro Ciclista de Barcelos/AFF Electrodomésticos/Orbea; o 3.º lugar foi para a equipa da MXT – EC Fernando Carvalho / CDC Navais.
A partida para a terceira e última etapa, com 74,6 km, foi dada às 13h00, na Avenida da Igreja, em Roriz, freguesia onde está instalada a sede da ACR Roriz, uma associação que tem vindo a desenvolver um grande trabalho de divulgação da modalidade, sendo uma das principais escolas de ciclismo da região. À passagem pela cidade de Barcelos, em plena Avenida da Liberdade, ao km 24,6 o ciclista Marcelo Vieira, da Liberty Seguros/Feira/Specialized, foi o primeiro a cortar a meta-volante; a segunda, em Roriz, foi para um atleta da terra , Bruno Machado, da da MXT – Seissa/A.C.R. Roriz/Frulac + Matias & Araújo/ ACR RORIZ BTT. O mesmo Bruno Machado venceu também os dois primeiros prémios de montanha, nas freguesias de Tamel S. Pedro Fins e de Alheira, mas João Pereira foi mais rápido no prémio Nossa Senhora da Franqueira. A vitória na etapa foi para este jovem da Escola de Ciclismo Carlos Carvalho, que também venceu por pontos.
A prova foi sempre muito disputada ao longo dos três dias, mostrando que o escalão de cadetes (15 a 16 anos de idade) é muito dinâmico e forte, particularmente na região do Minho. Participaram na 5.ª Volta mais de cem jovens ciclistas em representação de 19 equipas.
Na Franqueira, que pela primeira acolheu a prova, viveram-se momentos intensos na chegada à meta, com muito público a apoiar os ciclistas. A entrega de prémios e o convívio entre ciclistas, técnicos e organizadores encerraram esta 5.ª Volta a Portugal de Cadetes, onde se voltou a destacar o profissionalismo da Associação de Ciclismo do Minho.
Classificações das etapas e finais em: http://www.acm.pt/resultados.php?prv=652&xid=3359