A Câmara deliberou atribuir subsídios aos alunos correspondentes ao valor da fatura de aquisição dos manuais escolares obrigatórios para o ano letivo 2012/2013.
O pagamento será feito pelos serviços do Município no prazo de 15 dias a contar da data da apresentação da fatura por parte dos encarregados de educação. Estes podem adquirir os livros nos diversos estabelecimentos comerciais à sua escolha, permitindo, deste modo, que o valor do subsídio entre na economia local.
A distribuição gratuita de manuais escolares obrigatórios aos alunos do concelho, independentemente do estabelecimento de ensino em que se encontram matriculados, expressa uma das grandes prioridades do atual executivo municipal: a Educação. Neste âmbito, a ajuda às famílias tem em vista melhorar o acesso de todas as crianças à educação e formação, como refere o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos. “Temos de assegurar aos nossos filhos as melhores condições de formação escolar. A aposta na educação é fundamental para o desenvolvimento integral das nossas crianças e para o progresso de Barcelos. Este é um dos principais desígnios deste executivo municipal”, diz Miguel Costa Gomes.
A aposta na Educação desenvolve-se em diversas áreas.
A Câmara Municipal tem em construção cinco novos centros escolares em diversas freguesias do concelho, num investimento global que ultrapassa os oito milhões de euros, e que correspondem a uma primeira fase de reorganização da rede escolar do 1.º Ciclo e jardins-de-infância do concelho, prevista na Carta Educativa. Ainda ao nível das infraestruturas educativas, deverá entrar em funcionamento no início do ano escolar 2012/2013 o novo centro escolar na freguesia de Viatodos.
Entre outros apoios nesta área, destacam-se a atribuição de subsídios de transporte a alunos com mobilidade limitada; a atribuição de subsídios para refeições escolares a alunos carenciados; a comparticipação na aquisição de carrinhas, por parte de associações de pais e juntas de freguesia, para o transporte de alunos; a distribuição gratuita de manuais digitais (de apoio às atividade letivas, na imagem); a implementação da Plataforma da Educação – aplicação informática que permite o pagamento das refeições escolares por Multibanco – e o apoio à diversidade dos projetos educativos, na perspetiva de tornar Barcelos uma verdadeira Cidade Educadora.
Ver lista completa das deliberações da reunião extraordinária de 30 de julho de 2012
Nota: Todas as propostas foram aprovadas por unanimidade