Miguel Costa Gomes visitou todos os stands das 40 associações presentes na Mostra, destacando a importância da juventude e do associativismo no concelho. A Câmara Municipal está a criar políticas que vão de encontro aos jovens, a grande “riqueza do concelho”, que tem dado provas das suas potencialidades, como a música. Daí a importância da realização de um festival como o Milhões de Festa, que decorre entre 20 e 22 de julho, para a consolidação de Barcelos como “capital da música rock”.
Miguel Costa Gomes referiu-se ainda ao dinamismo do movimento associativo do concelho, considerando que este constitui uma mais-valia que deve ser apoiada. “Esta Mostra exemplifica o empenho do Município nesse apoio”, referiu o Presidente da Câmara.
Os eventos da Festa da Juventude realizam-se todos os dias no palco situado na Avenida da Liberdade. O primeiro foi o Festival de Dança, integrado no Projeto Artístico, e inclui as seguintes atuações: Escola Flash Dance, Academia de Dança Rosália Ferreira, Valfitness, Pátio D’Danças Associação, Escola de Dança de Barcelos e Casa do Menino Deus.
Os eventos musicais prosseguem com o Festival de Bandas de Barcelos (P.A.- Projeto Artístico), dias 18 e 19 julho, 22h00; Projeto As Fitas, dia 20 julho, 22h00; Festival de Fanfarras, dia 21 julho, 18h30; Espetáculo Musical, dia 21 julho, 22h00; Encontro de Coros (P.A.- Projeto Artístico), 22 julho, 22h00.