Após a realização da escritura de constituição, o presidente da Câmara Municipal de Barcelos apresentou as razões e os objetivos da Associação, afirmando que a Barcelos Sénior “realiza em pleno o conceito de cidadania ativa”. Miguel Costa Gomes referiu a importância da Associação nos objetivos de valorização das pessoas que deixam a suas atividades profissionais, que mostrem disponibilidade para aprender, sublinhando o empenho cívico de todos os que se envolveram na criação desta Associação e que lhe darão seguimento.
Prevista no Plano de Desenvolvimento Social e de Saúde 2015, a Barcelos Sénior foi gizada pela Câmara Municipal e disponibiliza um plano pedagógico e cultural aos barcelenses com mais de 55 anos, com vista à promoção da qualidade de vida e bem-estar social da população. As atividades da Barcelos Sénior pretendem valorizar os idosos e os seus saberes, conhecimentos e experiências, de forma a encararem proativamente a situação da reforma e o processo de envelhecimento como mais uma etapa da sua vida e não como o último patamar, permitindo-lhes uma maior intervenção em diversos domínios da sociedade.
A adesão do Município de Barcelos à “BS – Barcelos Sénior, Associação Educacional, Cultural, Social e Recreativa de Formação Permanente” foi aprovada por unanimidade na reunião extraordinária do executivo municipal, em 11 de abril de 2012. Na mesma sessão foi aprovada a participação do Município na constituição da Associação, os Estatutos, bem como a solicitação de autorização à Assembleia Municipal de Barcelos, que a aprovou em 20 de abril.
Na primeira Assembleia-Geral realizada logo após a apresentação pública, foi deliberado por unanimidade aprovar o valor de 12 euros para a quota anual dos sócios.
Foram também aprovadas por unanimidade as seguintes propostas da Direção:
Valores mensais para o ano letivo de 2012/2013: propina para as disciplinas teóricas – cinco euros cada disciplina; propina para as oficinas – dez euros cada oficina; propina por disciplina teorica extra (para além do pacote de duas disciplinas) – até dois euros e meio; propina por oficina (para além do pacote de duas disciplinas) – até sete euros e meio. Para os casais que frequentem a Barcelos Sénior há lugar a um desconto de 25% no total do valor a pagar. O valor de referência a pagar aos docentes na forma de ajudas de custo ou despesas de representação é de dez euros hora.
É obrigatória a frequência de pelo menos duas disciplinas.
A Barcelos Sénior deverá abrir no dia 1 de outubro deste ano.