Miguel Costa Gomes criticou a Lei da reforma administrativa, afirmando que os seus autores desconhecem a realidade sócio-cultural dos país. “Esta reforma, tal como nos é apresentada, não faz sentido. Dizer que a agregação de freguesias resolve alguma coisa é uma pura falácia”, disse ainda o Presidente da Câmara.
Também Domingos Araújo, Presidente da Junta de Freguesia, se insurgiu contra a reforma administrativa afirmando que a nova sede será “uma muralha de resistência”, contra a uma eventual fusão da freguesia.
Segundo o autarca, este equipamento é uma antiga aspiração da Freguesia, e a sua concretização “não teria sido possível sem o empenho do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes”. Domingos Araújo lembrou que esta Câmara tirou o problema da construção da sede do impasse em que se encontrava, na sequência da paragem da obra por insolvência do primeiro empreiteiro.
No final da sessão, um morador em Mariz pediu para expressar a sua gratidão ao Presidente da Câmara, Miguel Costa Gomes, por ter cumprido a promessa – feita numa visita à Freguesia de Mariz, no início do atual mandato – de concluir a construção da sede da Junta.
Consignada em 2004, a construção foi interrompida pouco depois. A Junta acabou por tomar posse administrativa da obra, em abril de 2009. Em Setembro de 2011, foi consignada a um novo empreiteiro.
Apesar da chuva, a população de Mariz saiu para ver a nova sede da Freguesia. Depois do içar das bandeiras no exterior do edifício, os autarcas de Mariz e o Presidente da Câmara Municipal, acompanhado do Vice-Presidente Domingos Pereira e da Vereadora Ana Maria Silva, subiram ao primeiro andar onde foi descerrada a lápide inaugural e benzida a sede pelo pároco da freguesia, seguindo-se uma visita às instalações. A população acompanhou sempre todos estes momentos e encheu o auditório para assistir aos discursos dos autarcas. O Coro de Câmara de Barcelos fez duas atuações musicais, uma antes e outra depois dos discursos, que mereceram grandes aplausos.
A tarde de inauguração terminou com um lanche que a Junta de Freguesia ofereceu à população.