A conferência, que tem entrada livre, realiza-se no auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos, no sábado, dia 9 de junho, pelas 18h00 horas.
Vai ser abordada a importância da modernização da Administração Pública, no contexto atual da crise económica e financeira do país, bem como a necessidade de reforçar as soluções de administração eletrónica que possibilitem a prestação de melhores produtos e serviços aos cidadãos. Salienta-se também a importância de boas práticas na gestão da informação de arquivo para a construção da memória organizacional e da memória coletiva. Destaca-se o papel dos arquivos municipais neste contexto e a sua participação em redes de informação a nível nacional e internacional.
Pedro Penteado é Director de Serviços de Arquivística e Apoio Técnico da Direcção-Geral de Arquivos (DGARQ) desde Junho de 2007. Foi Director de Serviços de Arquivística do ex-Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo (IAN/TT), desde Agosto de 2004 até Junho de 2007. Na DGARQ, é o dirigente intermédio máximo responsável pelas consultorias aos organismos da Administração Pública na área de gestão de documentos, bem como pela área da normalização do tratamento de arquivos e da salvaguarda do património arquivístico. É o responsável pela coordenação do Programa de auditorias da DGARQ desde 2008.
É Mestre em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e doutorando em Ciências Documentais. É assistente convidado da Universidade Nova de Lisboa (UNL), do Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação, onde tem orientado diversas teses e relatórios de estágio.