A Barcelos Sénior inscreve-se no vetor da Criatividade e Cidadania que responde ao eixo III do PDSS – Plano de Desenvolvimento Social e de Saúde de 2015.
Trata-se de uma instituição que se insere no campo de ensino não formal, dedicada a cidadãos maiores de 55 anos e/ou em situação de reforma, tendo em vista proporcionar-lhes melhores condições de vida, na linha das recomendações produzidas pela Organização Mundial de Saúde. De resto, o Município de Barcelos, ciente da importância destes programas transnacionais, já subscreveu a sua adesão à Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis e Rede das Cidades Educadoras.
Na Barcelos Sénior ensinar será muito mais uma valorização humana, integral e solidária, do que uma formação intensiva com grandes cargas de matéria técnica e cultural.
Nesta modalidade de ensino, claramente centrada no aluno, os professores ou os monitores da Barcelos Sénior deverão assumir-se muito mais como pedagogos adjuvantes da aprendizagem e da transmissão do conhecimento do que mestres ou técnicos do saber postados numa atitude de poder académico. Crente de que esta dinâmica educativa garante mais sucesso ao projecto educativo da instituição, o Concelho Técnico-Científico entende ser de considerar uma forte componente de disciplinas de carácter prático e de oficinas de grande importância sociocultural no curriculum dos alunos. No caso das disciplinas teóricas, elas deverão ser leccionadas de modo muito criativo, de forma a evitar o abandono. Aos professores e monitores não bastará portanto a sua capacidade científica, pois precisarão de adequar os seus métodos a uma pedagogia interactiva, solidária e de forte cariz humano.
Assim, o corpo docente que vier a ser recrutado pela instituição terá de se enquadrar com a filosofia constituinte da Barcelos Sénior, relevando-se o princípio do voluntariado e da disponibilidade ao projeto.
Inscrições em: manuelaalves@cm-barcelos.pt