Barcelos é um dos territórios do norte de Portugal com mais artesãos, dos quais mais de meia centena tem já a carta de artesão e de unidade produtiva artesanal, distribuídos por diversas produções como a olaria, o figurado, a cerâmica tradicional, os bordados de crivo, os bordados e a tecelagem, os trabalhos em madeira, os trabalhos em ferro e latoaria e, ainda, outras artes como os trabalhos em couro e artesanato contemporâneo. De destacar ainda, pela sua especificidade, os trabalhos de tecelagem em penas.
As artes tradicionais apresentam-se como um sector económico de relevante interesse, sem considerar as micro-empresas de cerâmica que existem no concelho. É, por isso, considerado o território nacional mais rico em termos artesanais.
A participação de Barcelos na FIA destaca o figurado e a olaria, duas produções certificadas que têm, no contexto nacional e europeu, o estatuto de produtos culturais de excelência. Com uma função essencialmente promocional, esta participação visa afirmar o concelho de Barcelos como Capital de Artesanato no mercado lisboeta, um dos mais fortes em termos nacionais. Por outro lado, constituiuma forma reforçar o posicionamento do concelho nos circuitos de touring do Norte de Portugal, afirmando as oficinas de artesanato, nomeadamente da olaria e figurado, como pólos de visita do turismo organizando, promovendo experiências de contacto com estas artes tradicionais de Barcelos.
O Município aposta para decoração do seu stand na FIA, em nomes fortes como Júlia Ramalho, António Ramalho, Conceição Sapateiro, Mistério, Família Baraça, Júlia Côta, Emília Côta, Carolina André, Laurinda Pias, Eduardo e Jesus Pias, Carlos Dias, Fernando Morgado, Júlio Alonso, Manuel Macedo, João Ferreira, Lourdes Ferreira, António Coelho, Nelson Oliveira, Agostinho Coelho, Irene Salgueiro, Rosália Abreu, Mário Coutinho, Ermelinda Rodrigues, Joaquim Esteves, entre muitos outros que compõem o vasto role de artistas da arte popular local
A presença do Município neste certame promocional representa uma mais aposta na divulgação deste sector económico de raiz cultural, unanimemente considerado um factor diferenciador e gerador de milhares de visitas a Barcelos. É, também, uma forma de apoiar a comunidade artesanal, colocando os seus produtos, potenciando linhas de distribuição, promoção e negócio, fundamentais para a sustentabilidade do artesanato enquanto setor de atividade.
Esta ação promocional insere-se na política de colocação, exposição e valorização do artesanato de Barcelos, e em especial das produções certificadas, em espaços, certames e eventos de dimensão nacional e internacional rumo à cada vez maior afirmação como produtos culturais de excelência.