O percurso diferenciou-se de todos os outros por interligar o património natural ao património cultural, edificado e imaterial, através da participação no dia Internacional dos Museus.
Percorrida a meia encosta do monte de Airó, sempre com vista para o Vale do Cávado, o momento de paragem no miradouro dos Castelos e no alto da Penide possibilitou vislumbrar a orla costeira, as serranias da Peneda e Gerês, as terras que envolvem o Mosteiro de Vilar de Frades e toda a área a jusante e a montante da Barragem da Penide. Os pedestrianistas tiveram ainda a oportunidade de percorrer a margem esquerda do rio Cávado até ao açude de Areias de Vilar e encontrar as cercanias e os muros altos que os levaram até Mosteiro, onde decorreu um concerto.
O programa “Caminhara para Conhecer Barcelos” tem a próxima etapa marcada para o dia 3 de junho, desta vez na freguesia de Durrães, com passagem por Fragoso e Aguiar, e contará com o apoio da Associação Futebol Clube Lírios do Neiva. A caminhada de nível médio, com oito quilómetros, conta com a passagem por miradouros sobre o vale do Neiva, e com vista para o Monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo. A passagem pelo olho marinho na Laje Grande e pela Pata do Mouro, locais envoltos em misticismo, lendas e crenças contribuirá para o cariz cultural desta caminhada.
As inscrições estão abertas e são limitadas no Posto de Turismo de Barcelos, Largo Dr. José Novais nº 8, tel. 253 811 882 ou através do correio electrónico turismo@cm-barcelos.pt