Trata-se de um percurso completamente novo que apenas coincide com o PR2 BCL, cerca de 400 metros junto ao Forno dos Mouros e Fonte da Pegadinho. Tem uma extensão de 10,5 quilómetros, nas freguesias de Chavão, Grimancelos, Monte de Fralães, Silveiros e Carvalhas, um percurso circular que teve início e fim na freguesia de Chavão. Carateriza-se por ter um nível de dificuldade médio-alto e que oscilou até à quota dos 300 metros de altura. Os participantes puderam, por isso, apreciar paisagens fabulosas do Vale do Este, da orla marítima e da paisagem rural do concelho de Barcelos. Um percurso de grande interesse ambiental, com muita flora endémica (especialmente carvalhos, sobreiros, azevinhos, entre outras), fauna e avi-fauna. Quanto à vertente patrimonial, destacam-se as igrejas de Chavão e de Grimancelos, a Casa de Fralães e a igreja Paroquial a merecer a atenção dos mais de 50 pedestrianistas que participaram na atividade. De referir ainda o interesse de alguns espaços de natureza arqueológica como o Forno dos Mouros e o simbolismo da Fonte da Pegadinha. O percurso contou com pessoas oriundas de Barcelos, mas também de fora, como Vila Nova de Famalicão, Braga, Vila do Conde e Povoa de Varzim.
A próxima ação está agendada para o dia 21 de Abril. Segue-se, a 19 de S. Martinho a Vilar de Frades; dia 3 de Junho, trilho com o rio Neiva no olhar, em parceria com o Futebol Clube Lírio do Neiva. Para além destas estão programadas caminhadas para os dias 23 de junho, 21 de julho (comemoração do dia de Santiago de Compostela com uma caminhada numa etapa do troço do Caminho, em Barcelos), 22 de setembro, 6 de outubro, 10 de novembro e 22 de dezembro.
São dez percursos de pequena rota, com durabilidade entre 2,5 horas a quatro horas, para extensões de oito a 14 quilómetros e de nível de dificuldade baixo.