Curso de Suporte Básico de Vida
Durante a semana, quarta e quinta-feira (9 e 10 de maio) na sede dos Amigos da Montanha, entre as 20h00 e as 23h00, realiza-se uma sessão formativa com o objectivo principal de dotar os formandos de conhecimentos que lhes permitam realizar de forma adequada manobras de suporte básico de vida.
Rafting
No fim-de-semana de 12 e 13 de maio, há dois dias de Rafting no rio Tâmega. O percurso de cerca de 40 quilómetros será rico em correntes, rápidos, quedas e outros obstáculos caraterísticos do rio, para além das magníficas paisagens.
Paintball
Ainda no dia 12 há mais uma aventura de paintball. Por entre vegetação e obstáculos, é só estar atento e a aventura, o convívio e o divertimento estão garantidos na War of the Crosses.
Downhill, canoagem e pedestrianismo
O dia 19 será preenchido por downhill, canoagem e pedestrianismo.
Para os admiradores do downhill, do freeride ou do BTT que gostem de descidas mais “radicais”, a proposta é o DownMinho. A atividade realiza-se na Serra d’Arga (Sr.ª do Minho) e ao longo do dia serão realizadas duas descidas conjuntas pelos trilhos da serra, com perto de 1000 metros de desnível e mais de 8 quilómetros de extensão.
Desde Penacova até Coimbra, a proposta de canoagem para este dia é a descida do rio Mondego. O maior rio português, largo e com uma corrente constante, é indicado para a iniciação à canoagem, oferecendo, ainda, uma envolvente natural deslumbrante com vegetação variada e inúmeras aves.
Em Arouca, os pedestrianistas serão convidados a percorrer a zona circundante da bela serra da Freita, onde podem ser apreciadas as pitorescas aldeias nos vales divididos por riachos e a bela serra com os seus montes característicos. Oportunidade para descobrir as “Pedras Parideiras”, um fenómeno geológico raro observado na Serra da Freita em Portugal e na Rússia, perto de S. Petersburgo, e a Cascata da Frecha da Mizarela, uma queda de água do rio Caima com 75 metros de altura, uma das mais altas da Europa.
Ori-BTT
A Freguesia de Palme recebe no dia 20 de maio uma atividade de Ori-BTT. A prova decorre a partir do Campo de Futebol de Palme e contará com dois percursos, convidando, assim, à participação de todos: Fácil Curto – Percurso de baixa dificuldade técnica e física; e Fácil Longo – Percurso de média dificuldade física e baixa dificuldade técnica.
Duatlo BTT-Canoagem
Canoas e bicicletas têm constituído uma das atividades mais apreciadas no calendário anual, revelando uma junção perfeita de dois desportos. No dia 26 de maio, os participantes na aventura de Duatlo BTT-Canoagem começarão por praticar BTT para, depois de cerca de 30km, saborearem uma descida de canoagem no rio Cávado. No final da actividade haverá um momento de convívio, acompanhando um churrasco.
As inscrições para as actividades podem ser realizadas em www.amigosdamontanha.com