Juntamente com as imagens dos galos que se espalham um pouco por toda a cidade, as fotos com as varandas e espaços floridos são das mais preferidas pelos milhares de pessoas que visitam Barcelos nesta época do ano. Conhecida pelos seus jardins em flor e pelos seus arvoredos – e estes associados às margens do rio Cávado – a cidade foi ganhando novos perfis de promoção em termos de qualidade ambiental e decorativa.
Com a iniciativa “Barcelos Florido”, a cidade junta à austeridade do granito, que caracteriza o centro histórico, à leveza e à proliferação de cores, formas e perfumes tão distintos como as petúnias e as sardinheiras, conferindo-lhe um ar de autenticidade muito singular.
À semelhança do ano anterior, o Barcelos Florido mantém em 2012 a estrutura de concurso, com a vertente da participação individual e a vertente da participação coletiva (melhor Rua ou Largo/Campo). O Município de Barcelos apela mais uma vez ao empenho dos moradores das freguesias de Barcelos e Barcelinhos para que participem neste concurso, florindo as ruas. Pretende-se potenciar a atratividade turística dos centros históricos de Barcelos e de Barcelinhos, em especial nos dias das Festa das Cruzes.
Na edição de 2011, estiveram 40 locais a concurso, todos de grande qualidade estética. Graças ao crescente interesse demonstrado pelos barcelenses, este ano foi novamente alargado o âmbito territorial do concurso, com a inclusão das ruas: João Macedo Correia, Silva Vieira, Gomes Pereira, Benfeito; avenidas S. José e Nossa Senhora da Franqueira e Largo Fernandes Tomás. Estes locais passam a ser elegíveis nas duas modalidades de prémio existentes.
As inscrições são feitas no Posto de Turismo de Barcelos e estão abertas até ao dia 23 de março. O concurso decorre entre abril e julho.