O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos presidiu à cerimónia de lançamento do livro, que reputou de grande interesse para a divulgação do património barcelense, tanto mais que a igreja em análise livro é o actual Salão Nobre do edifício da Câmara Municipal. Miguel Costa Gomes sublinhou que a realização de inúmeras actividades culturais que o actual executivo camarário tem vindo a promover neste espaço tem permitido que os barcelenses usufruam do seu património e fiquem a conhecer melhor os Paços do Concelho. O Presidente da Câmara prometeu “manter o apoio a iniciativas desta natureza”, que se distinguem pela promoção das riquezas do concelho.
Na apresentação do livro e do seu autor, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, afirmou que se trata de uma obra “de grande alcance histórico e patrimonial”. A Igreja da Misericórdia foi um elemento urbanístico importante no conjunto arquitectónico que ainda hoje define a cidade – Paços do Concelho com antigo Hospital, Igreja Matriz, ruínas do Paço dos Condes, Solar dos Pinheiros, Pelourinho e edificado antigo. Foi, também um elemento social, religioso e económico de grande importância ao longo dos séculos, como referiu António Pedras. “Este livro explora a grande ligação entre a população barcelense e a sua Misericórdia” e acentua “os laços históricos que sempre existiram entre a Câmara Municipal e a Santa Casa da Misericórdia”.
Na sua intervenção, José Ferrão Afonso disse esperar que a edição deste livro contribua para um estudo mais aprofundado deste tipo de igrejas e de todo o património que lhes está associado.