Rua Duques de Bragança, Largo D. António Barroso, Rua Infante D. Henrique, Rua D. António Barroso, Largo da Porta Nova, Avenida da Liberdade e Campo 5 de Outubro. Regressa depois à Avenida da Liberdade e termina no Largo da Porta Nova. Antes da concentração, cada grupo percorre uma parte da cidade a anunciar a actividade.
Na segunda-feira, dia 20, as festas de Carnaval decorrem todas na Avenida da Liberdade. Às 21h00, realiza-se o Concurso de Máscaras de Carnaval. A participação nesta actividade implica a inscrição prévia no Posto de Turismo. Às 22h30, chega a música, com a banda “Mexerico”.
Para terça-feira, dia de Carnaval, está reservado o momento alto das festas populares. A partir das 15h00, tem início o Desfile do Carnaval Popular, constituído pelos quadros alegóricos elaborados pelas associações do concelho. Deverão participar cerca de 1800 figurantes e dezenas de carros alegóricos. Arranca na Avenida João Duarte (local de concentração) e tem o seguinte percurso: Rua Dr. José Júlia Vieira Ramos, Rua D. Afonso, Avenida Alcaides de Faria, Largo dos Capuchinhos, Avenida dos Combatentes, Avenida da Liberdade, Avenida Dr. Sidónio Pais, Campo da República, Avenida dos Combatentes, Rua Cândido da Cunha e Parque da Cidade.
No final do desfile, por volta das 17h30, terá lugar, na Avenida da Liberdade, o “Baile de Carnaval”, um espetáculo de dança pela Associação Recreativa e Cultural de Arcozelo.
Corte de trânsito
As ruas de passagem dos desfiles estarão impedidas ao trânsito automóvel nos dias 19 (entre as 15h30 e as 17h00) e 21 (entre as 14h00 e as 17h00). Na Rua Cândido da Cunha, estará proibido o estacionamento a partir das 10h00.
Tolerância de ponto
A Câmara Municipal de Barcelos concede tolerância de ponto aos trabalhadores do Município no dia de Carnaval, em 21 de fevereiro. “Embora este dia não seja um feriado obrigatório estipulado por lei, há uma grande tradição de celebração no concelho de Barcelos, que tem levado, ao longo dos últimos anos, às mais diversas manifestações culturais e recreativas”, diz o despacho do presidente da Câmara.