A escola abriu em Julho de 1950, funcionando naquele edifício até 1996. Desde então, as antigas instalações tem servido de apoio às actividades de algumas colectividades locais. A Junta de Freguesia já tem um projecto de recuperação para o edifício, devendo o mesmo manter-se como estrutura de apoio às colectividades.
Na reunião de 13 de janeiro, o executivo municipal aprovou também a doação da moradia n.º 9 do conjunto habitacional da Malhadoura à Freguesia de Milhazes. A Junta, que tem apoiado o processo de alienação de moradias naquele conjunto habitacional pertencente à Câmara Municipal, pretende vender a referida moradia, avaliada em 90 mil euros, com vista ao financiamento das obras de alargamento do cemitério da freguesia. O habitual apoio financeiro da Câmara Municipal às freguesias seria, assim, substituído por uma doação de um activo municipal.
Este acordo surge depois da Câmara Municipal ter deliberado, na reunião de 30 de Dezembro, doar à mesma freguesia três parcelas de terreno integradas no domínio público, em resultado da operação de loteamento e construção de moradias no lugar da Malhadoura. As parcelas somam uma área de 3276 metros quadrados.
Desde o início do mandato, o actual executivo camarário já doou vários imóveis às Freguesias, no âmbito da descentralização administrativa através de parcerias activas com as Juntas, dotando-as de equipamentos próprios para as suas actividades.
As antigas escolas primárias de Moure, Alvito S. Martinho, Milhazes, Pedra Furada, Abade de Neiva, Couto S. Tiago, Tregosa, Fonte Coberta, Lagoa Negra (Barqueiros), Perelhal e Faria foram doadas às respectivas freguesias.
Através de contrato de comodato, o Município de Barcelos cedeu por um ano, com renovação, a antiga escola primária de S. João (Galegos Santa Maria) à Associação Galo Novo. Em Dezembro de 2011, o executivo aprovou a cedência, também no regime de comodato, de dois espaços situados no lugar do Souto, em Arcozelo, com uma área total de 5172 metros quadrados, com vista à requalificação para uso público.