Esta verba representa uma redução de cerca de dez por cento relativamente à época anterior (104 mil euros), devido aos cortes orçamentais impostos pelo Governo ao Município de Barcelos. Destina-se a custear as despesas com as inscrições e seguros das equipas de futebol masculino e feminino, dos diferentes escalões, que participem nas provas organizadas pela AFPB, bem como outras despesas de funcionamento da Associação, de modo a fomentar, divulgar e assegurar a prática desportiva nesta modalidade.
A contratualização desta verba com a AFPB permite aos clubes assegurarem o pagamento de despesas fundamentais, como as inscrições e os seguros, sendo a mesma liquidada integralmente durante a actual época desportiva.
A Câmara Municipal adotou o critério de pagar directamente à Associação um valor global destinado ao pagamento das inscrições e dos seguros, tornando o apoio mais equitativo. Com efeito, até à época 2010/2011, o Município atribuía 1500 euros a cada clube e 15 euros por cada atleta, independentemente do número de escalões desse clube, o que prejudicava alguns deles.
Também na época 2010/2011, o apoio financeiro já foi maior e os clubes não sentiram dificuldades no decorrer das várias competições, permitindo, até, que a AFPB terminasse a temporada desportiva com um saldo positivo de 7.911,06€.
Em suma, todos os clubes puderam realizar uma época tranquila, graças à “excelente relação” entre a direcção da AFPB e o Município de Barcelos, como se refere no Relatório e Contas da Época 2010/2011 da Associação.
A AFPB diz que essa relação foi “determinante para a celebração do contrato do Programa de Desenvolvimento Desportivo”. O Relatório refere ainda que “o financiamento na totalidade dos diversos campeonatos organizados pela AFPB, pelo executivo camarário, é um feito histórico no panorama do desporto local”. E continua: “Pela primeira vez, mesmo considerando o tempo em que não existia o Campeonato Popular, em que os clubes participavam nos chamados ‘torneios’, os clubes e as suas respectivas equipas praticaram desporto durante mais de nove meses de forma gratuita. Foi um trabalho de negociação, longo e árduo entre as duas instituições, só possível pela confiança do Município depositada Associação Futebol Popular de Barcelos. O esforço e a sensibilidade da Câmara Municipal de Barcelos para com o Futebol Popular, são qualidades a destacar. Regozijamo-nos de tal feito.”