Cerca de 30 mil pessoas vieram de fora de Portugal, sendo 25 mil de países europeus. Os restantes são nacionais e oriundos, maioritariamente, do Porto e Norte de Portugal, Beiras, Grande Lisboa e Vale do Tejo. Entre os turistas nacionais, foi registado no Posto de Turismo um aumento de 22 por cento, o que mostra a importância do turismo de proximidade e da necessidade de apostar no mercado interno.
Em termos de mercados europeus registou-se um aumento global de três por cento relativamente a 2010. O destaque vai para as subidas do mercado francês com um aumento de 17 por cento, do mercado inglês com 15 por cento, do italiano com 19 por cento. O mercado espanhol registou uma queda global de dez por cento, principalmente de turistas da Galiza, mas outras regiões espanholas, como Astúrias e Madrid, até subiram: 26 por cento e 13 por cento, respectivamente. A justificar a queda do número de turistas provenientes da Galiza estará a introdução de portagens nas SCUT e a crise económica.
O mercado francês esteve em alta e terá sido potenciado com o acolhimento, em Barcelos, de 60 autocaravanas vindas de França e com a geminação com a cidade francesa de Vierzon.
No que toca aos mercados fora da Europa, destaca-se o aumento em 20 por cento do mercado brasileiro, que atingiu quase 3000 visitantes em 2011. Este número é sustentado no bom clima económico que o Brasil atravessa e nas ligações culturais com Portugal. Recorde-se que o concelho de Barcelos foi um dos que na primeira metade do século XX mais sofreu com a emigração para o Brasil. Por isso, muitos dos brasileiros que hoje visitam Barcelos, vêm conhecer as suas raízes, o que potencia um nicho de mercado a explorar. Para além disso, o novo executivo municipal firmou um protocolo de cooperação com a cidade brasileira de Recife e no ano de 2010 o destino convidado do Festival Art&Tur, realizado em Barcelos, foi Santa Catarina. O resultado ficou reflectido em 2011.
Em termos globais, o aumento dos mercados fora da Europa foi de 14 por cento, grande parte sustentado no mercado brasileiro, sem esquecer o facto do Japão ter aumentado as suas visitas em 16 por cento – também presente no Festival Art&Tur de 2011 –, entre outras nacionalidades que contribuíram para aquele aumento.
De referir, ainda, a manutenção de um número elevado de peregrinos que procuram o Posto de Turismo para apoio e informação, sendo certo que se trata apenas de uma parte do total dos peregrinos que atravessam Barcelos a caminho de Santiago de Compostela.
Para o vereador do Pelouro do Turismo da Câmara Municipal, foi “combatida a sazonalidade”. César Pires diz que este objetivo foi conseguido com o novo posicionamento de algumas iniciativas e a colocação estratégica de novas actividades nos meses de baixa frequência turística, como os fins-de-semana gastronómicos e a exploração da temática do Vinho – o Congresso das Rotas do Vinho, a integração na RECEVIN e a candidatura de Barcelos a Cidade Europeia do Vinho.
O artesanato, a Feira Semanal, o turismo religioso, os grandes eventos como a Festa das Cruzes e a dinâmica promocional em feiras estratégicas incluem-se nas razões da obtenção dos bons resultados de 2011. O conceito “Barcelos, Museu vivo do Caminho a Santiago” é, também, cada vez mais importante no âmbito da oferta turística barcelense, já que se conjugam o caminho Português de Santiago e a lenda do galo – esta última muito associada ao artesanato e, cada vez mais, à gastronomia.
Estes aspectos ligados à identidade e à diferenciação cultural de Barcelos, no contexto da região e do país, constituem um potencial turístico que o actual executivo camarário tem procurado explorar.