Nas cerimónias que marcaram o aniversário, destaca-se sessão de apresentação de cumprimentos à Câmara Municipal, representada pelo vice-presidente da Câmara, Domingos Pereira. A sessão contou com a presença do secretário de Estado adjunto do ministro da Administração Interna, Juvenal Silva Peneda, bem como dos membros dos corpos directivos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Barcelos. O presidente da Assembleia-Geral da instituição o equilíbrio financeiro conseguido durante o ano de 2011, apesar da ligeira diminuição da actividade dos Bombeiros, relacionada com a quebra de pedidos de transporte de doentes. Mesmo assim, os Bombeiros adquiriram uma nova viatura de apoio médico, equipada com a melhor tecnologia, orçada em cerca de 60 mil euros. O custo não terá reflexos nas contas da instituição, uma vez será paga pela sociedade civil.
Domingos Pereira começou por afirmar que “este é o momento de reflectir, partilhar e cooperar” sobre os projectos da comunidade, apelando ao envolvimento da sociedade civil na concretização de fins comuns. O vice-presidente afirmou ainda que “a Câmara Municipal está disponível para apoiar os Bombeiros Voluntários de Barcelos”, insistindo na necessidade de chamar todos os barcelenses a defender os serviços e as instituições.
O secretário de Estado felicitou os Bombeiros de Barcelos e a Câmara Municipal por procurarem envolver a sociedade civil. “A diferença entre as regiões desenvolvidas e subdesenvolvidas é que as primeiras têm conversas entre si e as segundas, apesar de terem instituições, só falam para fazer queixa do vizinho do lado”.
Nesta sessão foi também entregue a Medalha de Mérito Municipal, grau prata, a João Monteiro, adjunto de comando dos Bombeiros de Barcelos, pelos seus 40 anos de serviço.