O PDSS tem a virtude de congregar os parceiros da Rede Social de Barcelos num projecto integrado de políticas sociais e orientado em três eixos principais: qualificação, emprego e empreendedorismo; coesão social e capacitação institucional; cidadania e criatividade.
O plano foi aprovado no plenário do Conselho Local de Acção Social de Barcelos (CLASB) – estrutura que representa os parceiros sociais –, realizado, dia 15 de Dezembro, no final do Fórum Social. O plano estratégico assenta em três projectos estruturantes: Barcelos Empreendedor, Barcelos Inclusivo e Barcelos Saudável.
O alcance das metas traçadas depende da contratualização e dos compromissos assumidos pelos parceiros, no horizonte 2015. A definição e a respectiva aprovação do Plano de Acção de 2012 será assunto a integrar na ordem de trabalhos do próximo plenário, previsto para primeiro trimestre de 2012.
Este processo, permeável às exigências que a actualidade impõe, respeita as prioridades enunciadas no Plano Operacional Referencial 2011. Nesta lógica de continuidade, é de realçar alguns projectos/acções aprovados, com intervenções muito específicas, como sejam: Plano Piloto Mediadores Municipais, Cávado Prospectivo, Barcelos Plural, Rede Portuguesa das Cidades Saudáveis e Universidade Sénior de Barcelos.
Na mesma ordem, estes projectos desenvolvem acções que facilitam a integração de grupos mais vulneráveis, georeferência e prospectiva as respostas e serviços (Carta Social), capacita as instituições e parceiros (qualificação das IPSS e dinamização das CSIF), subscreve a igualdade de género (Plano Municipal de Igualdade), promove a adopção de hábitos e estilos de vida saudáveis, com reflexos na organização do tempo e do espaço e a criação de condições que estimulam a aprendizagem ao longo da vida.
Durante o plenário do CLASB, foi também apresentado pelo Grupo de Acção Social Cristã o projecto “A Teu Lado”, dirigido aos problemas da violência doméstica.
O Centro de Recursos e Envolvimento Social (CRES) de Arcozelo fez a apresentação dos resultados da sua acção durante o primeiro semestre do ano.
Durante dois dias, 14 e 15 de Dezembro, os parceiros sociais reflectiram sobre os grandes eixos do PDSS no Fórum Social que decorreu no auditório do Instituto Politécnico do Cávado e Ave. Foram debatidas diversas temáticas, divididas em vários painéis, que juntaram especialistas de diferentes áreas e representantes das instituições sociais do concelho.
A sessão foi aberta pelo director da Segurança Social de Braga, Rui Barreira, em representação da presidente do Instituto da Segurança Social, e pelo presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, que manifestou o empenho do Município na implementação de políticas sociais activas e de proximidade aos cidadãos. “Os tempos que vivemos criam novas realidades sociais, para as quais precisamos de estar preparados. A realização deste Fórum Social é, por isso, oportuna, no sentido de permitir a procura de soluções ajustadas as essas novas realidades”, disse Miguel Costa Gomes.