A grande maioria dos restaurantes aderentes ao fim-de-semana do arroz Pica no chão considerou a iniciativa muito boa ou boa, em comparação com a primeira edição, realizada em 2010. Segundo dados dos próprios restaurantes, foram vendidas maisde 550 doses de arroz pica no chão, a um total de perto de 1250 pessoas, facto que representa uma receita, só em doses desta iguaria (acompanhamento, entradas, vinhos esobremesas não contabilizados) de mais de 7.500 euros nos restaurantes já avaliados.
Este é um contributo fundamental para a economia local. Em conjunto com o Concurso Galo Assado, realizado há pouco mais de um mês, esta iniciativa contribuiu para uma facturação dos restaurantes muito próximas dos 25 mil euros, só em galináceos.
Fica mais uma vez demonstrado que há uma boa reacção do público ao turismo gastronómico, o que posiciona bem o concelho de Barcelos nesta vertente turístico-económica, designadamente na chamada época baixa do turismo. Por outro lado as iguarias gastronómicas em torno do galo começam cada vez mais a cimentar-se comoreferências do concelho de Barcelos e a destacarem-se no contexto regional.
Incluída na neste fim-de-semana gastronómico esteve também a iniciativa “Pelos Encantos do Vinho Verde”, que constou de uma visita e prova de vinhos a duas quintas produtoras do concelho. Participaram nesta actividade cerca de quatro dezenas depessoas, maioritariamente do concelho de Barcelos, mas também vindas do Porto, Braga, Vila Nova de Famalicão, Ponte de Lima. Os visitantes puderam ficar a conheceras formas de produção dos vários vinhos verdes – brancos, tintos, rosés, e aguardentes –bem como a riqueza das nossas castas e do nosso património vinícola.
Uma outra iniciativa ficou a marcar este fim-de-semana: a Feira da Castanha. Muito público visitou a tenda instalada no Campo da Feira, onde pôde comprar castanhas e outros produtos regionais – vinho, mel, doces, etc – e artesanato.