O programa das comemorações, promovido pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos, começou no sábado, 1 de Outubro, Dia Mundial da Música, com a inauguração de uma exposição de pintura dos alunos da Escola A Casa ao Lado, um estabelecimento de ensino dedicado às artes plásticas, sedeada em Vila Nova de Famalicão. O público encheu a Biblioteca Municipal de Barcelos na abertura da exposição, que incluiu um momento musical com quatro alunos da escola de música Artave.
Intitulada “Espelho Meu…”, a mostra apresenta dois conjuntos de telas redondas realizadas pelas crianças daquela escola de artes plásticas, onde cada artista revelou um pouco de si através de várias técnicas aprendidas.
A exposição está patente na Biblioteca Municipal até 31 de Outubro.
O programa continuou no sábado com um concerto no coreto do Campo 5 de Outubro, pela Banda Musical de Oliveira. À noite, no Convento de Vilar de Frades, dezenas de pessoas assistiram ao concerto do coro de câmara “Capella Bracarensis”.
No domingo, dia 2, o Auditório da Câmara Municipal encheu para o concerto do Coral Magistrói de Carapeços. O agrupamento interpretou temas muito diversificados, desde clássicos a temas mais ligeiros e populares, sempre acompanhado pelo público que entoou e aplaudiu as interpretações.
A vereadora do Pelouro da Cultura, Armandina Saleiro entende que o sucesso do Dia Mundial da Música ficou a dever-se “à diversidade e à qualidade dos momentos culturais apresentados”, adiantando que “é fundamental levar a oferta cultural aos diferentes públicos, diversificando sempre no sentido de criar hábitos que levem os barcelenses a aderirem às propostas culturais”.
E é este o propósito patente na agenda cultural de Outubro, que reinicia uma programação diversificada e atractiva – com teatro, música, cinema e exposições.
A agenda cultural pode ser vista em:
http://www.cmbarcelos.pt/downloads/AgendaCulturalOutubro2011.pdf