O percurso teve início no parque de S. Lourenço, em Alheira, rumando, depois, ao Monte do Facho por entre caminhos rurais, de grande variedade de fauna e flora. Em termos de património construído, tem como pontos de interesse a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, do Facho, o memorial a D. Nuno de Santa Maria, a citânia Roriz/ Oliveira e os miradouros que, do alto do Monte, na freguesia de Oliveira, proporcionam vistas fabulosas de todo o curso final do rio Cavado, bem como das serranias do Gerês.
O percurso desce, por entre carvalhais, para Galegos Santa Maria, rumo ao Balneário Castrejo da Pena Grande, onde os pedestrianistas se detiveram durante alguns minutos a apreciar e a debater este monumento arqueológico. Rumou-se, depois, a Roriz, percorrendo o interior da freguesia e passando por alguns espaços de grande interesse, como a Casa da Capela. Seguiu-se o regresso a Alheira, passando pela fantástica casa torreada do Pinheiro e respectivo parque circundante. Os pedestrianistas subiram novamente por entre carvalhais em direcção ao Monte de S. Lourenço.
Este percurso, que tem uma extensão de cerca de 13 quilómetros, atraiu, como é habitual, um público bastante diverso oriundo maioritariamente do norte de Portugal (Porto, Maia, Póvoa de Varzim, Vila Nova de Famalicão e Barcelos). É já o nono a ser realizado este ano, no âmbito do programa “Caminhar para Conhecer Barcelos”, promovido pelo Pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Barcelos.
A próxima etapa do programa será a 19 de Novembro.