A instalação deste serviço passou pela celebração de um protocolo envolvendo a Câmara Municipal de Barcelos, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e a Junta de Freguesia de Arcozelo. Na cerimónia de inauguração desta nova unidade, o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos afirmou que o protocolo “foi acarinhado pelo Município desde o primeiro instante”, reconhecendo a importância do apoio psicológico numa situação oncológica, quer do doente, quer da família. “A saúde pública e o bem-estar dos cidadãos é superior aos números”, disse ainda Miguel Costa Gomes, que reafirmou o “empenho do Município no apoio a iniciativas desta natureza”, e no âmbito das prioridades do actual executivo camarário: a saúde, a acção social e a educação.
O presidente da delegação Norte da LPCC, Vítor Veloso referiu-se à importância destes serviços pelo facto de estarem “mais próximos dos doentes, particularmente dos mais carenciados”, mesmo numa altura em que “os hospitais vivem de uma forma dramática a falta de recursos para apoio aos doentes”. Esta é, segundo o presidente da delegação regional, a “lacuna” que a Liga preenche, acrescentando descentralização aos serviços e mais proximidade aos doentes.
A partir de agora, uma equipa composta por psicólogos e enfermeiros dará assistência aos doentes oncológicos encaminhados pelo Centro de Saúde e pelo Hospital, bem como às suas famílias. A delegação contribuirá, também, para a divulgação de informação sobre o cancro e a sua prevenção.