O programa começa com a inauguração da exposição de pintura dos alunos da Escola de Música “Espelho Meu”, na Biblioteca Municipal de Barcelos, às 16h00 do dia 1 de Outubro. No decorrer da exposição irão realizar-se dois ateliês, “O Reflexo do Eu”, para jovens e “O Meu Espelho”, para crianças, devendo todos os interessados fazer marcação prévia. Este último ateliê será ainda realizado em dois sábados, 15 e 29 de Outubro, para pais e filhos.
Subordinado ao tema da “Identidade”, nesta exposição são apresentadas 37 telas redondas de 80 cm de diâmetro realizadas pelos jovens/adultos e 36 telas redondas de 30 cm de diâmetro realizadas pelas crianças.
“A Casa ao Lado”, é uma escola fundada pelos artistas plásticos Joana Brito e Ricardo Miranda, que tem como objectivo educar pela arte. Ali funcionam ateliês de artes plásticas para crianças dos 4 aos 12 anos e aulas de desenho e pintura para jovens e adultos. As aulas, além da sua componente prática, têm uma preocupação no conhecimento da história da arte, movimentos e técnicas. Os exercícios executados durante o ano são então exercícios de aprendizagem. Todos os anos, é dado aos alunos um desafio, um tema e um suporte comum para todos. Esse desafio faz com que os alunos ponham em prática o que desenvolveram durante o ano e a sua criatividade. A exposição estará patente até 31 de Outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h00 e aos sábados, das 9h30 às 12h30 horas.
Ainda no dia 1, às 17h00, a Banda Musical de Oliveira dá um concerto no coreto do Campo 5 de Outubro (Jardim Velho), em Barcelos.
À noite, pelas 21h30, no Convento de Vilar de Frades, em Areias de Vilar, realiza-se um novo concerto, desta vez pelo agrupamento vocal “Cappella Bracarensis”. Fundado em 1997, possui um vasto repertório musical, com especial incidência na música portuguesa, que tem apresentado no país e no estrangeiro. Depois de uma paragem de ressurgiu em 2002 como coro de câmara, reunindo a maioria dos seus membros fundadores e outros elementos que, entretanto, foram aderindo ao mesmo projecto.
A Capella Bracarensis encontra-se estreitamente ligada ao Centro Regional de Braga Universidade Católica Portuguesa, que disponibiliza local de ensaio e fornece apoio logístico ao grupo
No domingo, dia 2, às 17h00, o Coral Magistrói de Carapeços dá um concerto no Auditório da Câmara Municipal de Barcelos, interpretando perto de duas dezenas de temas de autores portugueses e estrangeiros. O Coral, fundado em 1977, possui cerca de 50 elementos, incluindo colaboradores, músicos e solistas.
A entrada é livre.