Aos milhares, os peregrinos encheram os santuários e as áreas envolventes, participando nas cerimónias que se desenrolaram nas manhãs daqueles dias.
Na Franqueira, a missa campal foi presidida pelo arcebispo primaz de Braga, D. Jorge Ortiga que, na sua homilia, apelou à participação dos crentes na construção de uma fé esclarecida. A peregrinação, organizada pela Confraria de Nossa Senhora do Rosário da Franqueira, contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Domingos Pereira, e dos vereadores Ana Maria Silva e César Pires.
No final, foi inaugurado um novo espaço na Casa da Confraria (que foi alvo de obras de melhoramento) e que pretende prestar homenagem aos responsáveis pela Confraria – pelo menos até onde os registos oficiais dão conhecimento, como esclareceu Eduardo Gayo, actual responsável pela Confraria – e a outras pessoas que se destacaram na preservação da Confraria da Senhora da Franqueira. A todos, ou às respectivas famílias, foi atribuído um documento de reconhecimento pelo trabalho em prol da Franqueira, facto que D. Jorge Ortiga elogiou.
Na segunda-feira, dia 15 – dia feriado religioso da Assunção de Nossa Senhora – milhares de pessoas subiram ao Santuário da Senhora da Aparecida, em Balugães, para prestarem homenagem e rezar à Virgem. A peregrinação foi presidida pelo bispo auxiliar de Braga, D. Manuel Linda e contou com a presença do Bispo de Clermont-Ferrand (França), monsenhor Hippolyte Simon. O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, e a vereadora Armandina Saleiro acompanharam as cerimónias.
Aqui, tal como no dia anterior na Franqueira, confrarias de várias paróquias do concelho marcaram forte presença. Na peregrinação à Senhora da Aparecida, juntaram-se, também, confrarias dos concelhos de Viana do Castelo e de Ponte de Lima.
Galeria de Fotos: