Os líderes da Euroregião aprovaram por unanimidade a defesa da manutenção e melhoramento da ligação ferroviária entre o Norte de Portugal e a Galiza.
O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, indicou esta segunda-feira em conferência de imprensa que o Município de Barcelos vai juntar-se a todos os restantes Municípios do Eixo Atlântico para, junto dos governos espanhol e português, mostrar o «total desacordo» com a supressão da ligação efectuada pela REFER de Valença até Vigo.
Assim, o líder da autarquia de Barcelos informa o seguinte:
- A Comissão Executiva do Eixo Atlântico, reunida na passada sexta-feira, dia 15 de Julho, em reunião extraordinária, é contra a supressão da Linha Ferroviária Porto – Vigo, neste caso, de Valença até Vigo, por isso, não aceitará a decisão tomada e já comunicada pela REFER.
- A Comissão Executiva do Eixo Atlântico defenderá a manutenção desta ligação mesmo que os Transportes Ferroviários Espanhóis assegurem a ligação Tui – Vigo durante o período de Verão.
- A Comissão Executiva do Eixo Atlântico defende a importância estratégica da ligação ferroviária Porto – Vigo para o desenvolvimento sustentado da Euroregião.
- A Comissão Executiva do Eixo Atlântico defenderá junto dos Governos espanhol e português a requalificação da Linha Ferroviária Porto – Vigo, nomeadamente através da electrificação, do alargamento e da modernização das locomotivas. Um investimento de cerca de 27 milhões de euros. Após este investimento, a linha passaria a ser mais eficaz e a ligação que é quase centenária, passaria a fazer-se em cerca de uma hora e um quarto, menos cerca de duas horas em relação ao que hoje se verifica.
- A aposta no melhoramento desta ligação ferroviária viria suprir as dificuldades que as portagens da A28 vieram trazer ao fluxo de espanhóis à região Norte de Portugal, com sérios reflexos negativos no turismo português e na economia da região Norte. O Eixo Atlântico aponta para uma diminuição de 30 por cento de veículos espanhóis a circularem na A28, desde a introdução dos pórticos não preparados para fazerem a leitura dos veículos não portugueses.
- O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos informou ainda que a defesa da Linha Internacional Porto – Vigo será uma bandeira de actuação do Eixo Atlântico nos próximos tempos, junto dos dois governos e da empresa que suprimiu a ligação Tui – Vigo, a REFER.