“Conhecer Barcelos em Movimento” e “Recordar é Viver – Lazer e Animação com Tradição” eram as duas grandes acções que incluíram de tudo um pouco
A caminhada “Pelas Azenhas do Neiva”, na manhã do dia 28, percorreu as freguesias de Tregosa, Durrães e Barroselas e contou com mais de meia centena de pessoas. Este percurso foi organizado em parceria com o Grupo Verde Aventura do Futebol Clube Lírio do Neiva.
No percurso “Às Portas de Barcelos”, no dia 29, participaram 35 pessoas. A caminhada percorreu as freguesias de Barcelos, Barcelinhos, Carvalhal, Alvelos e Gamil, e permitiu vários encontros com peregrinos de Santiago.
A prova de canoagem no rio Cávado, no troço entre Areias de Vilar e Barcelos, contou com a participação de 50 pessoas. Esta actividade realizada no dia 29 teve a colaboração da associação Amigos da Montanha.
Nas tardes dos dias 28 e 29, no Largo da Porta Nova, em Barcelos, tiveram lugar os jogos populares – jogo das púcaras, das patelas, do mata, da corda, entre outros – com a participação divertida de muitas pessoas.
Outras actividades previstas no programa, como as que decorreram na Quinta de Santa Comba, mostram bem o dinamismo do concelho e o potencial turístico das suas riquezas naturais e patrimoniais, mormente na vertente rural.
Este era, afinal, o grande objectivo deste Fim-de-Semana Activo.