Vai ser criado um ponto de recolha de resíduos eléctricos e electrónicos; nos salões de cabeleireiro serão colocados recipientes para recolha dos resíduos ali produzidos. Está também a ser estudada a instalação de um ecocentro em Barcelos, para receber móveis e outro tipo de resíduos de maior dimensão.
Estas medidas de promoção ambiental, que serão secundadas por um conjunto de iniciativas de sensibilização junto da população, foram apresentadas pelo vereador do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Barcelos, César Pires, na abertura do seminário “Floresta Sustentável”, realizada no dia 28 de Junho. Depois de ter realizado em 2010 um seminário sobre Agricultura Sustentável, o Pelouro do Ambiente centrou o debate na floresta, no Ano Internacional das Florestas.
César Pires referiu-se à floresta como um recurso com várias facetas – ambiental, turística e económica – que é necessário preservar.
As comunicações e debates decorreram durante todo o dia, tendo sido iniciadas por António Vivas, Coordenador de Prevenção Estrutural do Distrito de Braga, que alertou para a desorganização na gestão da floresta nacional e as consequências de tal situação ao nível dos incêndios.