A festa começou logo nos primeiros minutos de jogo com o golo de Luís Carlos e, meia hora depois, com o remate certeiro de João Vilela. A alegria e a satisfação acompanhavam todos os que assistiam à partida no Estádio ou no Largo da Porta Nova. Durante o intervalo, o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, entregou as faixas de campeão às atletas da equipa feminina de futebol da Casa do Povo de Martim, que recentemente subiu à I Liga e se sagrou campeã nacional do Campeonato da Promoção.
Na segunda parte do jogo, as emoções foram ao rubro. Uma reacção da equipa do Fátima, que lhe permitiu marcar um golo, lançou alguma ansiedade na equipa do Gil Vicente, mas os milhares de barcelenses incentivaram os jogadores que não desistiram, acabando por marcar o terceiro golo momentos antes do apito final. Nesse instante, o Estádio levantou-se para ovacionar a equipa e manifestar a alegria que percorria a alma dos barcelenses. Os jogadores, os técnicos e os dirigentes comemoraram efusivamente o feito do clube, com o momento alto que foi a entrega do troféu, das mãos do presidente da Câmara Municipal. No Estádio, o público do Estádio não arredou pé e aplaudiu até ao fim todos os momentos de um dia memorável na história do Gil Vicente Futebol Clube, da cidade e do concelho de Barcelos.
Ao fim da tarde, os campeões assomaram à “Varanda da Consagração” no Estádio Cidade de Barcelos, sendo muito aplaudidos. Seguiram depois em autocarro aberto pelas ruas da cidade até ao Largo do Município, tendo sido recebidos pelo Presidente da Câmara e pelos vereadores. Miguel Costa Gomes felicitou os dirigentes do Clube, os técnicos e os jogadores pelo esforço e pelo empenho de todos nesta vitória, realçando a importância de Barcelos ter o Gil Vicente a competir na I Liga. António Fiúza agradeceu a colaboração do Município, afirmando: “O Gil Vicente nunca esteve só!” Segundo o presidente do Clube, o Gil Vicente sobe à I Liga por mérito próprio e saberá ocupar o seu lugar na competição maior do futebol nacional.
O autocarro dos campeões, sempre muito acompanhado por centenas de pessoas que agitavam bandeiras e gritavam constantes vivas ao Gil Vicente, voltou a circular nas ruas da cidade e a festa durou até de madrugada.
Câmara Municipal aprova voto de louvor ao Gil Vicente FC
O Executivo da Câmara Municipal de Barcelos aprovou, por unanimidade e aclamação, um Voto de Louvor Municipal Desportivo ao Gil Vicente Futebol Clube e aos seus campeões nacionais, “pelos feitos desportivos alcançados na época desportiva de 2010/2011”. O Voto, aprovado na sessão extraordinária que decorreu hoje, 31 de Maio, será formalmente atribuído no Dia do Município de 2011, em 31 de Agosto próximo.
Segundo o texto do Voto de Louvor, a subida à I Liga de Futebol e a conquista do troféu de campeão nacional da Liga de Honra, são “dois factos inéditos que ficarão marcados, indelevelmente, no palmarés desportivo do Gil Vicente Futebol Clube e na memória do concelho de Barcelos”. Isto “constitui um motivo de grande alegria e orgulho para todos os barcelenses, sendo inteiramente justo louvar publicamente o esforço e a dedicação dos atletas, técnicos e dirigentes, pelas vitórias alcançadas”.
O Voto de Louvor realça ainda o facto da equipa campeã “ser constituída, em boa parte, por ‘prata da casa’, ou seja atletas formados no Gil Vicente Futebol Clube e noutras colectividades barcelenses, prova cabal que valerá a pena continuar a apostar no desporto de formação e na cooperação entre as instituições barcelenses que promovem o desporto um pouco por todo o concelho”.
Por fim, “louva-se, igualmente, um não menos importante trabalho directivo, personificado na figura do presidente da direcção, Sr. António Fiúza, que nunca desistiu de lutar pelos interesses do Gil Vicente Futebol Clube e se bateu ao longo dos últimos anos pela reposição da verdade desportiva e por levar o Gil Vicente Futebol Clube à competição mais importante do panorama desportivo nacional”.
Também hoje, o Executivo fez uma recepção formal, nos Paços do Concelho, dos atletas, técnicos e dirigentes do Gil Vicente, tendo o Presidente da Câmara anunciado a aprovação do Voto de Louvor. Miguel Costa Gomes reiterou a mensagem deixada no domingo, 29 de Maio: o Gil Vicente é um dos grandes divulgadores do nome de Barcelos e, como tal, deve ser apoiado por todos os barcelenses. Da parte do Município, garantiu o Presidente da Câmara, o Gil Vicente terá o apoio incondicional.
António Fiúza agradeceu a todos os tornaram possível o feito alcançado pelo Clube, mencionando o apoio da Câmara Municipal como indispensável ao futuro do Gil Vicente.