No sábado, a equipa visitada venceu 82/66, enquanto no Domingo, os barcelenses inverteram a tendência do dia anterior e impuseram-se, após um cesto no último segundo do encontro, por 45/47. Foi um momento único com os jogadores barcelenses a terminar o encontro a confraternizar com a numerosa falange de apoio da nossa cidade.
Os últimos dez minutos do jogo foram disputados com muita emoção. mas com os visitantes sempre na frente do marcador. Quando, a quatro minutos do final do encontro, os de Barcelos conseguiram uma vantagem de nove pontos (43/34) pareceu decidida a eliminatória. A Física encetou uma notável recuperação, colocando-se em condições de vencer o encontro a dezassete segundos do fim, atacando com o resultado num empate a 47 pontos. Na sequência deste último ataque, a Física fez uma falta ofensiva entregando a posse da bola ao Basquete de Barcelos/Hotel do Terço a sete segundos do final do encontro. Os barcelenses aproveitaram este ataque lançando, com sucesso, no último segundo do jogo. A alegria explodiu entre jogadores, treinadores, dirigentes e muitos, muitos adeptos.
A equipa sénior masculina realiza, assim, o feito de subir pela primeira vez à Liga Portuguesa de Basquetebol, a competição mais importante do basquetebol nacional. Nas últimas três épocas, a equipa militou na Proliga, tendo passado sempre aos play-off’s.
Assegurada a subida de divisão, o Basquete Clube de Barcelos está ainda na luta pelo título de campeão nacional da Proliga. Para isso, a equipa recebe no sábado e domingo, dias 21 e 22, o Terceira Basket, no pavilhão da Escola Secundária de Barcelos.
Resultados dos jogos:
Basquete de Barcelos/Hotel do Terço – 75
Física – 68
Basquete de Barcelos/Hotel do Terço – 79
Física – 69
Física – 82
Basquete de Barcelos/Hotel do Terço – 66
Física – 45
Basquete de Barcelos/Hotel do Terço – 47
Terceira – 94
Desportivo da Póvoa – 90
Terceira – 98
Desportivo da Póvoa – 93
Desportivo da Póvoa – 86
Terceira – 94