O passeio percorreu o trilho PR1 BCL – Chã de Arefe, nas freguesias de Durrães, Aguiar e Tregosa, num total de pouco mais de oito quilómetros, pelo Monte de Arefe e pelo Vale do Rio Neiva.
A adesão a esta caminhada foi muita elevada. Vindos de várias localidades como Braga, Póvoa de Varzim, Famalicão e Barcelos, os participantes fizeram um percurso de grande interesse paisagístico, ambiental e arqueológico, que teve como pontos altos a Ponte Seca, em Durrães, os vestígios arqueológicos do Monte de Arefe e o Picoto dos Mouros, em Tregosa. De destacar ainda a vista sobre a orla costeira atlântica, o Monte da Carmona e o Vale do Neiva. Este percurso contou ainda com exercícios explicativos da fauna e da flora existentes nesta área, uma inovação no programa que visa potenciar a interpretação ambiental dos espaços onde se realizam estes percursos, com o intuito de dar a conhecer a biodiversidade de cada local.
Este programa tem mais duas etapas nos próximos dias 28 e 29 de Maio. Uma no Vale do Neiva, com o trilho das azenhas, numa parceria com o Grupo Verde Aventura; e outra no domingo, com o percurso “Ás Portas de Barcelos”, no âmbito do Fim-de-Semana Activo que se realiza nestas datas e que conta também com uma descida em canoa no Rio Cávado e jogos populares no Largo da Porta Nova.
As inscrições estão abertas no Posto de Turismo de Barcelos, mas são limitadas.