Mais de três milhares de alunos dos 3º e 4º anos das escolas do 1.º Ciclo do concelho juntam-se durante cinco dias para se dedicarem aos computadores, à Internet e aos jogos digitais. Os jovens poderão usufruir de uma oferta muito variada, desde os manuais escolares, os jogos digitais, os quadros interactivos, televisão 3D, até às mais modernas possibilidades que a tecnologia tem para oferecer. Serão disponibilizados mais de 300 lugares, para ser utilizados faseadamente pelos milhares de crianças vindas dos vários Agrupamentos de Escolas do concelho.
Mal chegados ao Estádio Cidade de Barcelos, os alunos são conduzidos por centenas de voluntários de todas as Escolas Secundárias de Barcelos aos vários espaços de utilização e experimentação. Os alunos deverão fazer-se acompanhar dos seus computadores “Magalhães”.
Os alunos participam ao nível da sua escola e do seu Agrupamento, mas a participação neste evento é aberta a todas as pessoas interessadas, desde que reúnam as condições mínimas definidas pela organização.
Além de acesso à rede e aos jogos digitais, a Barcelos Party 2011 disponibiliza um conjunto de palestras dirigidas aos mais novos, sobre cuidados a ter na utilização da Internet e os Direitos das Crianças, pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Barcelos e pelos Psicólogos da EMEC, Empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos. Do dia 27 para dia 28 de Maio, haverá mais uma edição da LanParty, uma iniciativa para os mais resistentes que passarão cerca de 24 horas seguidas, sem interrupções a jogar em rede.